Em 1978, a escola foi transferida para o atual endereço, sendo construídas duas salas de aula, secretaria, cozinha e banheiros. A professora Judith permaneceu por 34 anos na direção, por vezes acumulando todas as funções existentes na escola.
Em 1991 houve a primeira eleição de diretores, passo inicial para descentralização do poder até então absoluto da mantenedora (SMEC). Leandro Ramos Eufrásio e Verenice dos Santos assumiram a direção na época, como diretores indicados pela comunidade. Em 1993 foram eleitos César Valmor Aguiar e Rosicler Esther Fianco. Em 1996 foi eleita Rosicler Esther Fianco e Márcia Stumph. Em 2000 assumiu a equipe diretiva do professor César Valmor Aguiar e Cleoni Conceição Pacheco. Em 2003 a nova equipe foi composta pela Diretora Fátima Aguiar e pelas vices Ana Paula Braun Aguiar e Nelsiomar Proença Aguirre. Em 2006, a diretora Fátima foi reeleita, sendo seus vices-diretores a professora Margarete Maria Ferreira Gomes e o professor Alexandre Aguiar. Em 2009 foi eleita Ana Paula da Silva Braun e como vices Margarete Gomes e Lilian Isalete Emerich Marques .
Na década de 90, a escola passou por uma grande transformação e tornou-se urbana, cresceu rapidamente, tornando-se referência política e social no distrito. Os últimos anos marcaram uma grande qualificação no espaço físico da Escola, principalmente com a construção da cobertura da quadra. Atualmente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias atende cerca de 600 alunos da comunidade.
A Escola tem em seu interior um forte movimento de valorização do esporte. As provas incontestáveis disso são as inúmeras conquistas que temos tido nos últimos anos, em campeonatos a nível municipal ou estadual. Essas conquistas têm dado visibilidade à Escola e reconhecimento ao nosso esforço para continuar mantendo o treinamento das equipes.
Neste ano de 2010, iniciou na escola o turno integral, onde cerca de 100 alunos participam, no turno inverso da aula, de oficinas de xadrez, teatro, dança, letramento e matemática tendo como coordenador do projeto o professor José Moacir Schreiber.